Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

O átomo

Bem... atendendo a pedidos, aí está o vídeo da musiquinha sobre os modelos atômicos:

Vou querer coreografia! Bjos!

Adaptações dos seres vivos

Galerinha da sexta série, já que estamos falando em adaptações dos seres vivos (lembram?) abaixo está um link sobre animais que vivem no deserto e suas estratégias de adaptações. É da revista Mundo Estranho. Muuuuuuuuuuuito legal!


Só que não aparece fotos, fiquei curiosa e coloquei as fotos aqui... Clique na imagem que ela aumenta:

Esse Reino Animal é mesmo incrível! Bjos!

Trabalho IMC - 7a. série A

Hoje, com a ajuda de alguns alunos, montei o painel apresentando o trabalho realizado pela 7a. série A, da Escola Navarro Lins, sobre o Índice de Massa Corporal (IMC). Encerramos assim, mais uma parte do trabalho sobre alimentação e nutrientes.


INTRODUÇÃO
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se uma pessoa está acima ou abaixo do peso, no seu peso ideal ou obesa. Foi desenvolvido pó Lambert Quételet no fim do século XIX.
O IMC é calculado com a seguinte fórmula: Peso/altura2, ou seja, dividimos nosso peso por nossa altura ao quadrado.
Apesar de ser um índice muito usado o IMC apresenta alguns pontos fracos como:
· Pessoas musculosas podem ter IMC alto e não serem gordas.
· O IMC não diferencia gordura de fibras musculares.
Nosso trabalho analisa o IMC de alguns alunos de nossa escola e foi realizado como complementação aos nossos estudos sobre alimentação e nutrientes.

METODOLOGIA
1.Obtenção dos dados necessários (peso e altura) dos alunos com o professor Eglon, de Educação física. Utilizamos os dados das seguintes turmas: 7ª série A e C, 8ª série A, B e C, em um total de 122 alunos. Os alunos foram identificados por números.
2.Pesquisa e cálculo do IMC na sala informatizada.
3.Construção das tabelas e gráficos na sala informatizada.
4.Análise dos gráficos e conclusão final.

CONCLUSÃO
Entre os alunos pesquisados a maioria se encontra dentro da faixa de IMC considerada normal, ou peso ideal. Acreditamos que este valor foi encontrado, pois a maioria dos adolescentes, hoje em dia, se preocupa com sua aparência física e tentam manter seu peso, além de também praticar esportes.

OBSERVAÇÃO
Apesar de existir um IMC especial para crianças e adolescentes, usamos o IMC mais conhecido, aplicado principalmente para adultos. O IMC para crianças e adolescentes é calculado da mesma forma, mas os valores não são classificados da mesma maneira. Em vez de uma tabela com valores definidos, as crianças são comparadas com outras crianças do mesmo sexo e idade e a gordura corporal também é determinada. Por questões de metodologia realizamos o trabalho desta maneira mesmo.

sábado, 28 de março de 2009

Reunião Pedagógica

Ontem, 27/março, a secretaria de Educação de Joinville realizou reunião pedagógica por área. Os alunos não tiveram aula e os professores reuniram-se na Univille para debater assuntos referentes à sua disciplina. Os professores da área de ciências se encontraram para conhecimento do projeto sobre Saúde e Prevenção nas Escolas, voltado para saúde sexual e reprodutiva. Foi muito bom... Recebemos o livro guia para o projeto, cheio de textos e oficinas para fazer com os alunos. Trabalhamos em grupos, reencontramos colegas e conhecemos outros, o que também é sempre bom, pois a troca de experiências sempre ajuda o professor.
Valeu!

Poesia é sempre bom...

"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas.
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais."
Mário Quintana
Eu adoro essa sobre o tempo... e como faz tempo que não nos vemos, desde quinta feira...

Reino dos Gifs, muito mais gifs para você

Até segunda! Bjos!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Hora do Planeta


A Hora do Planeta vai desligar luzes de mais de 22 cidades brasileiras que aderiram ao apagão mundial que acontece neste sábado, 28/março. Com o objetivo de mobilizar pessoas, governos e empresas, a organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF), que organiza o evento, pretende chamar a atenção para os problemas do aquecimento global.
Um "apagão" mundial vai sensibilizar a comunidade internacional entre 20:30 e 21:30, momento em que cerca de duas mil cidades de mais de 80 países vão apagar as luzes de ícones e monumentos.
No Brasil, vão ficar às escuras monumentos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. A iluminação do Teatro Amazonas, em Manaus, também será desligado, além de monumentos de capitais como Brasília, São Paulo, Curitiba, Belém, Rio Branco e Porto Alegre. No mundo, cartões postais como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Ópera de Sidney também terão suas luzes desligadas.

Em Santa Catarina, as cidades de Joinville, Florianópolis e Blumenau aderiram ao projeto. Em Joinville a Prefeitura irá desligar a iluminação em equipamentos culturais, a Casa da Cultura, a Estação Ferroviária, o Museu de Arte e o Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Casa Kruger.




"A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida."
Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil

E você? Vai participar?

quinta-feira, 26 de março de 2009

Exposição - 6a. série

Fotos da exposição dos trabalhos sobre fósseis!

Pessoal, a exposição durou apenas algumas horas, mas quem viu acreditou no sucesso de vocês, assim como eu também acredito! Bjos!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Fósseis

As sextas séries A, B e C, da Escola Navarro Lins, realizaram atividade de estudo sobre os fóssies. A atividade foi dividida da seguinte maneira:

1ª. PARTE – Pesquisa na sala informatizada
2ª. PARTE – Simulação de fósseis usando argila, ossos, conchas, folhas...

O que eles encontraram na pesquisa:

"Os Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos gelo ou âmbar. Preservam-se como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A palavra "fóssil" deriva do termo latino fossile que significa "desenterrado".
Os fósseis são uma importante ferramenta para os geólogos e biólogos. Através do estudo dos fósseis os geólogos são capazes de identificar o ambiente gerador das rochas sedimentares bem como sua idade relativa, o movimento dos continentes e a variação do clima da Terra. A indústria do petróleo, em todo o mundo, utiliza-se também das informações oferecidas pelos fósseis para encontrar petróleo e gás natural.
Os biólogos, que procuram entender como surgiu a grande diversidade de organismos, utilizam os fósseis nos seus estudos evolutivos que são úteis para a compreensão de temas como o surgimento da vida e surgimento de novas espécies."

Veja as fotos do trabalho com a argila:

Parabéns pela criatividade e organização! Adorei realizar este trabalho com todas as turmas! Bjos!

segunda-feira, 23 de março de 2009

domingo, 22 de março de 2009

Mil bjos da profe!

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1993. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Neste dia também foi divulgado um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

E você? Está fazendo a sua parte?

Valorize! Economize! Preserve!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Pirâmide alimentar

Finalizando o trabalho sobre "nutrição e alimentos" a 7a. série A, da Escola Navarro Lins reuniu-se em grupos e na aula de hoje, usando materiais diversos, construiram pirâmides alimentares. Os alunos usaram dados da pesquisa realizada na sala informartizada e conteúdo do seu livro didático. Veja as fotos dos grupos:

Parabéns, sempre, pela dedicação e organização da maioria de vocês! Bjos!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Terra Primitiva - 6a. série

A tarefa era: desenhar a Terra primitiva


Parabéns a todos que realizaram a tarefa! Os desenhos ficaram lindos!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Tenham um ótimo final de semana!

Aproveitem para relaxar e descansar!


Bjos da profe!

Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados

quinta-feira, 12 de março de 2009

12 de março - Dia do Bibliotecário

"O Bibliotecário é o profissional que trata a informação e a torna acessível ao usuário final. Ele trabalha em bibliotecas, centros de documentação e pode gerir redes e sistemas de informação. Por essas atribuições o bibliotecário é um Profissional da Informação."


Parabéns à Rubia e à Raquel, bibliotecárias das escolas Navarro Lins e Paul Harris, onde eu trabalho.

Obrigada meninas pela dedicação de vocês!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Louis Pasteur

Fofinhos da sexta série,

É impossível falarmos da biogênese, nosso assunto atual, sem falar de Louis Pasteur.

Adepto da biogênese, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (abiogênese), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

Nascido na França, em 1822, contribuiu com inúmeras descobertas nas áreas da ciência e da medicina, química e física. Sem dúvida um dos grande nomes da nossa ciência.

"O que mais motivava Pasteur era seu caráter humanista, todo seu trabalho foi desenvolvido com o intuito de melhorar a condição humana. Ele é tido com um benfeitor da Humanidade, pois seus esforços mudaram o mundo, por isso é um dos mais reconhecidos cientistas da história."
(Agnaldo Arroio)

Saiba mais:

O link do vídeo abaixo, apesar de ser em francês, mostra a casa de Pasteur na França. Podemos ver fotos, quadros, objetos pessoais e cadernos do cientista, mas o mais interessante: os instrumentos e equipamentos que ele usava em suas pesquisas. Uma verdadeira viagem no tempo! Vale a pena meeeeeeeeeesmo!

http://www.youtube.com/watch?v=BVPMhhg-nPE

terça-feira, 10 de março de 2009

Avaliação

Os alunos das oitavas séries das Escolas Navarro Lins e Paul Harris realizarão, sua primeira avaliação de ciências. Segue abaixo o cronograma:

Navarro Lins
8a. série A - dia 16/março
8a. série B - dia 13/março
8a. série C - dia 16/março

Paul Harris
8a. série C - dia 13/março
8a. série S-V - dia 13/março

Conteúdo: Importância da química, matéria, massa, peso, volume, densidade, estados físicos da matéria.

Queridos, um apelo: estudem!! A avaliação não está "moleza"! Bjos!

domingo, 8 de março de 2009

Densidade - 8a. série

Na aula de sexta feira, dia 06, com a 8a. série A, da Escola Navarro Lins, contei com uma ajuda muito especial. Foi o aluno Adael Budal Arins, que nos presenteou com um experimento feito por ele para complementar nossa aula sobre densidade.

Usando materiais simples, o Adael nos explicou o funcionamento da asa de um planador usando a diferença de densidade do ar atmosférico.

Parabéns ao Adael pela iniciativa e pesquisa! Todos os alunos estão convidados a, da mesma forma, enriquecer nossas aulas! PARTICIPEM!

"Na sua forma mais simples, um planador é uma aeronave sem uma força motriz, um avião sem motor. Embora as linhas gerais, aerodinâmica e maneira de pilotagem que se aplicam aos aviões também se apliquem aos planadores, essa falta de motor muda muito o modo como eles funcionam. Os planadores são máquinas impressionantes e graciosas e é o mais próximo que o homem pode chegar dos pássaros planando alto."

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/planador/historia-do-planador-2.php

8 de março

Pois é meninas... hoje é nosso dia! Nosso e de tantas mulheres que espalhadas pelo mundo são mães, esposas, trabalhadoras, donas de casa, tudo isso ao mesmo tempo, ou simplesmente mulheres-meninas que possuem objetivos reais e concretos e fazem o possível para alcançá-los!

"Mulher é mesmo interessante: mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo timida, comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo fragil é poderosa!"
(autor desconhecido)

sexta-feira, 6 de março de 2009

E um bom feriado! Bjos!

quinta-feira, 5 de março de 2009

IMC - 7a. série

Nos dias 03 e 04/ março a 7a. série A, da Escola Navarro Lins foi à sala informatizada para continuação do trabalho sobre alimentação.

Através de dados obtidos com o professor Eglon, de educação física, e sob a supervisão do monitor Juliano, calcularam o Índice de massa corporal (IMC) de algumas turmas da escola e pesquisaram sobre o IMC. Iniciaram ainda a confecção de gráficos com os resultados obtidos.
Aguardem o resultado final!

O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m). Calcule o seu:

Cavaleiros do Zodíaco

Esse post é especialmente para o Douglas Martins, meu aluno da 8a. série B, da Escola Navarro Lins.


Descobri que o Douglas também gosta dos Cavaleiros; seus colegas reclamam que ele fica cantando as músicas... Eu amava esse desenho, não perdia nenhum. Essa é a abertura da primeira temporada, em uma época que vocês nem pensavam em habitar esse planeta... Fiquei feliz em compartilhar isso com o Douglas e fica aqui meu registro. Quem nunca ouviu falar dos Cavaleiros do Zodíaco é uma boa oportunidade pra conhecer e buscar informações na internet, já que o desenho não passa mais (o que é uma pena, pois eu continuaria assistindo!). Bjos!

Túnel do tempo...

terça-feira, 3 de março de 2009

Abiogênese - 6a. série


A tarefa era: o que é abiogênese?

O aluno Patrick Fernandes de Freitas, da 6a. série A, da Escola Navarro Lins, nos trouxe sua pesquisa e fez questão de ler para todos os colegas:

"Segundo Aristóteles, autor desta teoria, e influenciado pela teoria platônica da existência de um mundo das imagens, afirmava que as espécies surgem por geração espontânea, ou seja, existiam diversas fórmulas que dariam origem as diferentes espécies. Isto é, segundo ele, os organismos podem surgir de uma massa inerte segundo um princípio ativo. (Por exemplo, nascer um rato da combinação de uma camisa suja e de um pouco de milho).
A geração espontânea permaneceu como idéia principal do surgimento das espécies devido ã influência que as crenças religiosas incutiam na civilização, principalmente. Assim, a geração espontânea tornou-se uma idéia chave para a teoria que surgiria a seguir."

Parabéns ao Patrick e a todos que realizaram a tarefa! Bjos!

Mais Mafalda

Hoje conversei com a Raquel, bibliotecária da Biblioteca Rui Barbosa, da Escola Municipal Paul Harris e lá também tem o livrão da Mafalda! Muito legal!
Aproveitem pra ler estes quadrinhos! Bjos!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Mafalda

Postei sobre a Mafalda há uns dias e hoje vi na Biblioteca Carlos Drumond de Andrade, da Escola Municipal Navarro Lins, um livro inteirinho com quadrinhos dela... um livro não, um livrão! Maravilhoso! Aproveitem para dar uma olhada, vale a pena!

E aproveitando a inspiração do nome da nossa biblioteca:

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
Carlos Drumond de Andrade

Bjos!

domingo, 1 de março de 2009

Rubem Alves

Para terminar o final de semana nada melhor que Rubem Alves. Na verdade, sempre bom para qualquer dia, mas escolhi o domingo para apresentá-lo a quem não o conhece. Sim... pois eu também não o conheço pessoalmente, mas conheço o que ele escreve, o que chega a ser quase a mesma coisa... É uma das pessoas que eu gostaria de ser amiga! Adoro seus livros, os que falam sobre educação ou não, mas principalmente tudo o que ele escreve e toca o meu coração.
Leiam! Se não entenderem leiam novamente, mas se apaixonem por ele! Bjos!

"Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar."

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."

Bjos, boa semana! Vejo meus "fofos" a partir de segunda!