Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Atividades



Organologia vegetal

Pessoas do terceiro ano,

Aqui o link de nossas aulas de organologia vegetal, a aula de hoje sumiu! Não sei o que eu fiz! Ou seja, está faltando a parte sobre a folha.

Aproveitem para estudar!

Bjos!

É só clicar para baixar!

sábado, 26 de junho de 2010

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Heal the world - Cure o mundo

Um ano da morte de Michael Jackson. Na entrega dos prêmios de redação aconteceu uma apresentação das crianças da educação infantil com a versão em portugês desta música dele. A apresentação estava um encanto, mas a letra original é linda e o clip também!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Artigo


Minha amiga, a professora e psicopedagoga Neusa Littig, publicou um artigo sobre o bullying, na revista eletrônica Psicopedagogia, educação e saúde. Como o tema é muito atual e o artigo muito bem escrito e esclarecedor, fica aqui o link para consulta:


Parabéns Neusa! Bjos!

domingo, 20 de junho de 2010

Concurso de redação

No dia 15 de junho o Colégio Novo Horizonte recebeu prêmios no concurso de redação promovido pela prefeitura municipal. Subiram ao palco do Cineteatro Guanabara para receber medalhas por suas redações as alunas Amanda, Luiza, Camila, Aline, Tainara, Lizandra e Isabela.
O tema da redação foi "Violência contra a criança e o adolescente". A aluna Luiza também recebeu troféu de primeiro lugar, na categoria Ensino fundamental (5a. a 8a. série) e leu sua redação para todos os presentes. Pelo ensino médio nosso primeiro lugar foi da aluna Lizandra, mais do que merecido, por sua brilhante e inteligente redação.


Pratiquem violência de - e amor de +

Luiza Mendes Marques

Atualmente, a violência contra a criança e o adolescente é muito citada e preocupante. Cada vez mais ouvimos notícias de crianças e adolescentes serem agredidos pelos pais, babás, responsáveis e parentes. Hoje já são agredidos de várias formas. A violência doméstica física é a mais comum. Mas também há a violência psicológica e sexual. Muitas vezes, acontece a negligência, ou seja, acontece dos pais deixarem os filhos em casa, trancados, sem comida, água e cuidados.
Muitas pessoas quando sabem dessas agressões denunciam os agressores, por outro lado muitas sabem e preferem ficar caladas. Mesmo essas pessoas cruéis sendo presas, a punição a que elas recebem é muito pouca para todo o mal que fizeram as crianças.
Os pais dessas crianças e adolescentes só percebem o valor e o amor que tinham por eles, quando elas morrem e esses pais ficam sem seus filhos e alguém para amar.




Parabéns às professoras Mariana e Daiane que coordenaram a participação dos alunos e a todas as meninas vencedoras!
Desculpa gente, mas eu preciso corujar e dizer que a redação premiada, postada aí em cima é da minha filhota Luiza!

Jogo do Brasil


Jogo do Brasil, pipoca e guaraná, sofá apertado, todo mundo grudado: não tem preço!

Bjos e boa semana!

sábado, 19 de junho de 2010

Música

Sempre que possível trabalho usando a música em sala de aula. É uma ferramenta muito útil para a aprendizagem e alunos de todas as idades adoram!

Trabalhando a música em sala de aula Para se trabalhar com música em sala de aula, é importante que tanto o professor como os alunos tenham noção dos elementos fundamentais de composição das músicas: a letra e a sonoridade. A partir daí, você terá inúmeras alternativas para trabalhar: 1. Ter clareza de que a música provoca uma expressão corporal espontânea, que pode ser aproveitada pela criança para o desenvolvimento e a consciência do próprio corpo. 2. Antes de colocar a música para seus alunos, procure fazer uma atividade de levantamento de hipóteses. Uma boa alternativa é dizer o título da música e deixar que eles digam o que será tratado na letra. 3. É importante que você estude com seus alunos a estrutura textual das músicas, composta de versos e estrofes. Não deixe de caracterizar o refrão. Ah! Também é bom lembrar de desenvolver a percepção sonora das crianças. 4. Conhecer o autor da música e sua biografia é essencial para o trabalho e, se possível, conhecer as condições em que a música foi produzida são informações que facilitarão o seu entendimento. 5. As letras das músicas são excelentes temas geradores. Procure trabalhar os seus significados, pois as boas músicas podem se relacionar com inúmeras coisas. 6. É fundamental definir, com seus alunos, conteúdos que serão estudados a partir da música ou para compreendê-la, e isso inclui pesquisa, demanda e empenho para encontrar as informações. 7. Fazer com que todos os alunos coloquem as relações que conseguiram estabelecer a partir da música é essencial, porque é nessa hora que eles perceberão as diferentes interpretações. 8. Procurar pesquisar e trabalhar outros tipos de textos que envolvam o mesmo assunto tratado pela música é uma forma de desenvolver a competência intertextual e ajuda o aluno a estabelecer o seu conhecimento de mundo, ou seja, as relações metalingüísticas. 9. Reescrever a música em outro tipo de texto ou representação plástica (desenho, pintura, escultura, etc.) também é uma boa saída para verificar se ela foi bem compreendida pelo aluno ou não. 10. Produzir músicas também é muito útil, porque o aluno estará em contato direto com tudo que é necessário para se fazer música. Essa atividade faz com que ele pense em instrumentos, letra, arranjos, entonação de voz, etc., tudo de uma vez só. Portanto, estará pensando globalmente. Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=539

domingo, 13 de junho de 2010

Letra C

ATIVIDADE

Pinte os animais que começam apenas com a letra C.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Receitas

Leve com você as receitas do projeto "Brasil no prato".

É só baixar!

Desenho da capa do aluno Vinícius Araújo, com "plus a mais" da minha amiga Claudia Lopes.

Contação de história

Hoje os meus alunos do segundo ano, da Escola Carlos Diniz contaram com uma agradável surpresa. A aluna Maria Aparecida Marçal, da quarta série B, da professora Neusa, passou em nossa sala para contar uma história. Com muita graça e talento nos contou a história da bruxa Malvina. Os alunos gostaram muito e depois produziram desenhos sobre o que ouviram.

Obrigada Maria Aparecida e professora Neusa.

Que dia tem mais?

Brasil no prato

Hoje realizamos o fechamento do projeto "Brasil no prato", feito com os alunos da sétima série do Colégio Novo Horizonte. Os alunos, divididos em grupos de acordo com as regiões brasileiras, pesquisaram sobre os pratos típicos de cada região e seu valor nutritivo, bem como a história e receitas dos pratos. O resultado foi a produção de um livrinho de receitas e a apresentação de uma receita de cada região, com degustação, para alunos e professores da escola.

Parabéns aos alunos, pelas excelentes apresentações. Fiquei muito feliz com o empenho dos grupos!

Vejam as fotos:


sábado, 5 de junho de 2010

Meio Ambiente

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante uma conferência em Estocolmo. Nesta data também surgiu o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
O tema deste ano é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro", e visa a conservação da biodiversidade, lembrando que todos fazemos parte de um mesmo planeta e somos responsáveis por um futuro melhor para todos seus habitantes.

Salienta-se a data na maioria das escola, lembrando questões ambentais e chmaando a atenção para a nossa participação como participantes ativos do planeta e responsáveis também por sua conservação e preservação.
Que atitudes podemos tomar? Alguns sites relacionados: PNUMA WED 2010 Portal do Meio Ambiente Visitem!



terça-feira, 1 de junho de 2010

Aranhas

Aproveitando mais um email da amiga Schirley, direto de Joinville, veja as etapas de formação de uma teia de aranha! Adorei!