Páginas

sábado, 31 de outubro de 2009

Recado do Biquini

Galerinha da quinta série,
a profe entrou no blog do Biquini Cavadão e escreveu sobre nossa atividade com a música Vento ventania... Recebi um e-mail bem legal, dizendo que adoraram o relato e agradecendo por divulgar a música deles entre as crianças... Não é o máximo??? Fiquei toda boba...

Aqui o link pra o meu recado, falando de nós:

Tarefa da quinta série

Para ajudar na tarefa...

Vento Ventania
(Alvaro / Bruno / Miguel / Sheik / Coelho / Beni)

Vento, ventania, me leve para as bordas do céu
Pois vou puxar as barbas de Deus
Vento, ventania, me leve para onde nasce a chuva
Pra lá de onde o vento faz a curva

Me deixe cavalgar nos seus desatinos
Nas revoadas, redemoinhos
Vento, ventania, me leve sem destino
Quero juntar-me a você e carregar os balões pro mar
Quero enrolar as pipas nos fios
Mandar meus beijos pelo ar
Vento, ventania,
Me leve pra qualquer lugar
Me leve para qualquer canto do mundo
Ásia, Europa, América

Vento, ventania, me leve para as bordas do céu
Pois vou puxar as barbas de Deus
Vento, ventania, me leve para os quatro cantos do mundo
Me leve pra qualquer lugar
Me deixe cavalgar nos seus desatinos
Nas revoadas, redemoinhos
Vento, ventania, me leve sem destino

Quero mover as pás dos moinhos
E abrandar o calor do sol
Quero emaranhar o cabelo da menina
Mandar meus beijos pelo ar
Vento, ventania,
Me leve pra qualquer lugar
Me leve para qualquer canto do mundo
Me leve mas não me faça voltar.

Bjos!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vento ventania

Quinta série, nossa música de hoje... Espero que tenham gostado, pois a profe adorou a aula... Bjos!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Peixes

No dia 21 de outubro a turma da terceira série, da Escola Santa Edwiges, alunos da profe Maria Aparecida, realizaram comigo uma aula prática no laboratório de ciências. O tema da aula foi microorganismos e peixes. Primeiro realizamos a fermentação das leveduras e as observamos no microscópio. Depois observamos a anatomia interna e externa de um peixe de água doce e seus respectivos órgãos. Foi bem legal! Os alunos gostaram muito de "olhar" no microcópio.

Mostrando a linha lateral


Fermentação

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sistema locomotor

Sétima série, mais curiosidades sobre a locomoção dos animais, reforçando o que falamos em aula. Aqui: os lagartos!

"Uma das características mais notáveis dos lagartos é sua diversidade de maneiras de se deslocar. Há mais de 60 milhões de anos lagartos gigantescos chamados mosassauros nadavam nos mares. Nenhum dos lagartos atuais pode voar, mas um pequeno grupo existente no sudeste da Ásia é capaz de saltar de uma árvore para outra como os esquilos-voadores. Esses lagartos são os chamados dragrões-voadores. Eles podem expandir uma prega de pele ao longo de cada lado de seu corpo ao movimentarem algumas costelas longas. Essa prega de pele desfraldada forma um tipo de "vela" que os dragões-voadores podem usar para deslizar através do ar.
A maioria dos lagartos, porém, vive no solo ou nas árvores. Mesmo no solo, os lagartos têm diferentes maneiras de se movimentar. Muitas pessoas, na América, conhecem os pequenos e rápidos lagartos que correm precipitadamente sobre velhos muros e troncos abatidos. Alguns gecos, lagartos que passam grande parte do tempo nas árvores, são providos de garras que podem encolher, como o fazem os gatos. Seus pés também têm coxins macios com minúsculos ganchos semelhantes a escovas. As garras prendem-se a superfícies ásperas, como a casca das árvores, enquanto os coxins aderem a superfícies mais lisas. O geco, assim como as lagartixas, pode caminhar com o dorso voltado para baixo, sem qualquer dificuldade, ao longo de tetos e telhados, e pode ainda agarrar-se às vidraças. O lagarto franjado da Austrália é um exemplo dos diversos lagartos que conseguem correr levantando a parte dianteira de seu corpo e movimentando-se com as pernas traseiras. Ele mantém o equilíbrio com a sua cauda."

Bjos da profe!

sábado, 17 de outubro de 2009

Imagens microscópicas

Recebi estas imagens da Irmã Mônica, da Escola Santa Edwiges. São lindas e impressionantes!
O tamanho varia entre 1 a 5 nanômetros (nm), que equivale a milionésima parte de 1 milímetro (mm). Demais!

Embrião humano de seis dias, alojando-se no útero

Espermatozóides tentando fecundar um óvulo Ponta de um fio de cabelo danificado Células vermelhas (hemácias) do sangue

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor!

Hoje é dia do professor... Recebi esta mensagem da minha amiga (também professora), Claudia Lopes e registro aqui, com todo o carinho para todos os meus colegas e amigos professores... Um grande bjo!

"O valor de ser educador
Ser transmissor de verdades,

De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante tentando realizar sonhos,
e buscando se auto-realizar,atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força, fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...Esse é o valor de ser educador."

Peixes Abissais



"A zona abissal é a região mais profunda dos oceanos, onde a luz solar é incapaz de chegar. Considerada o maior ecossistema do planeta, esta região localizada abaixo de 2 mil metros de profundidade cobre 60% da superfície do globo terrestre e abriga uma quantidade de criaturas nada convencionais. Os peixes abissais desenvolveram estratégias de sobrevivência sofisticadas para driblar as condições de frio, escuridão, pouca disponibilidade de alimentos e dificuldades quanto à reprodução (estima-se que, para cada fêmea sexualmente amadurecida existam de quinze a vinte machos). Assim, algumas espécies de peixes abissais possuem, dentre suas excentricidades, a capacidade de apresentar luzes no próprio corpo, utilizadas para atração de parceiros e para encontrar e/ou atrair possíveis presas, visto que em razão de quase ausência de algas nestas profundidades, a maioria destes indivíduos apresenta hábitos carnívoros. Como a disponibilidade de alimento é escassa, bocas gigantescas e estômagos maiores ainda permitem que estes seres se alimentem, muitas vezes, de indivíduos maiores que eles mesmos, garantindo fonte energética por um período de tempo maior."





Tadinhos... são feinhos né? Bjos!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Marie Curie

Sou fã e admiradora da polonesa Marie Curie... Por vários motivos, mas principalmente, por ser uma mulher cientista na época em que viveu (1867-1934). Dedicada aos estudos da química ganhou o prêmio Nobel duas vezes e foi uma das precursoras do estudo da radioatividade. Como a oitava série inicia o 4º. bimestre trabalhando com o tema "radioatividade" fica aqui um pouco de Marie Curie e algumas sugestões de sites sobre ela e seu trabalho...

"Nada na vida deve ser receado.
Tem apenas que ser compreendido."

Marie Curie


"Nascida na capital da Polónia mudou-se já na juventude para Paris. Licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Foi a primeira mulher a lecionar neste prestigiado estabelecimento de ensino. Casou-se em 1895 com Pierre Curie (de quem recebeu o sobrenome pelo qual é conhecida) que também era professor de Física. Em 1896, Henri Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. Juntamente com o seu marido, Marie começou, então, a estudar os materiais que produziam esta radiação, procurando novos elementos que, segundo a hipótese que os dois defendiam, deveriam existir em determinados minérios. Após vários anos de trabalho constante, isolaram dois novos elementos químicos. O primeiro foi nomeado polônio, em referência a seu pais nativo, e o outro rádio, devido à sua intensa radiação. Os termos radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico. Com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903 "em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". Foi a primeira mulher a receber tal prêmio."

Fonte: http://www.fnquimica.com/quimica-geral-f2/biografia-da-marie-curie-t93.htm

Visitem:

http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Curie/Curie3.htm

http://cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_29/MarieCurie.html


Bjos!

Equinodermos

Para as turmas da sexta série, complementando nosso conteúdo... Assistam, é muito interessante!

Bjos da profe!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Drogas

Os alunos da sétima série A e B, da Escola Santa Edwiges, realizaram uma atividade sobre o conteúdo "Drogas". Eles deveriam escrever uma carta para um amigo, parente ou conhecido fictício, alertando sobre o uso e o perigo das drogas. Abaixo algumas que selecionei:

"Primo querido,
Saia dessa vida! Pra que se drogar? Você é um menino lindo, inteligente, tem tudo para ser feliz! Vai estudar, se formar e ser alguém na vida.
Drogas só fazem mal e estão acabando com você. Saiba que pode sempre contar com o apoio e o amor de sua família e lembre-se que isso não traz recompensa, pelo contrário, os males que as drogas trazem são para a vida toda,
Um super beijo,
Bruna Corso."

"Querido Cleber,
Não faça isso com a tua vida, não a estrague usando drogas, isso só irá te fazer mal. A droga vicia e acaba com seu corpo, acaba com a tua saúde. Por favor, faça um tratamento imediatamente, antes que isso cause um dano muito maior.
Estou torcendo por você
Gabriela Zorzi."

"Querido Carlos,
Por meio desta carta venho comunicar que você é uma pessoa super legal. Pena que você está usando drogas, mas tenho certeza que você vai sair dessa. Quero que você saiba que as drogas são muito perigosas para a nossa vida. Podem trazer problemas circulatórios, causar ansiedade, pânico e delírios.
Então se cuide!
Vangielis."

MUITO BOM!

Bjos!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Blog da Sexta A

Pois então... Os alunos da sexta série A da Escola Santa Edwiges criaram um blog da turma... Muito legal! Gostei da iniciativa, é um espaço destinado às tarefas escolares, provas, lembretes, recads e coisas legais, que eles gostam... Uma idéia bem criativa, ao mesmo tempo informativa e que promove a integração entre eles... Parabéns aos meninos criadores!
Bjos!
Aproveitem e visitem: http://turmavl.blogspot.com/

glitter graphics



quinta-feira, 1 de outubro de 2009