Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mais tecnologia - 8a. série

Os alunos da 8a. série C, da Escola Municipal Paul Harris também trabalharam com o texto sobre "tecnologia", do post publicado em 25/02. Por ser uma turma inteligente e de rápido raciocínio, produziram textos consistentes e com conteúdo interessante. Leia alguns trechos:

"A tecnologia dos meio de comunicação nos mostraram as culturas de outros países e nos fazem conhecer as belezas naturais da Terra."
Gian Jevouski & Guilherme Antônio

"O homem está se expandindo cada vez mais na área tecnológica e inovando o que já existia. Veja onde nosso mundo chegou. Você já imaginou o que vem por aí?"
Maria Cristina & Pâmela Hellmann

"A tecnologia também está aí para facilitar a vida dos deficientes físicos."
Daniella Beatris & Thainara Miranda

"A tecnologia facilita muito a nossa vida. Com a internet, por exemplo, podemos nos comunicar a longa distância, mesmo estando dentro de casa."
Caroline Felipe & Rafaela Rosa

"A tecnologia revolucionou a história, trouxe inovações que nós nunca sonhamos."
Yago Abreu & Helder Hassel

MAFALDA E A TECNOLOGIA

Mafalda é a heroina dos quadrinhos escritos e desenhados pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentam uma menina preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo.

http://www.quino.com.ar/portugues/quino_bio70.htm

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


Reino dos Gifs, muito mais gifs para você


Bjos pra todos!!!

Avaliação - 6a. série

Pois é pessoal... Chegou nossa primeira avaliação! Os alunos da sexta série da Escola Municipal Navarro Lins realizarão, na semana que vem, uma pequena avaliação de ciências. Segue abaixo o cronograma:

6a. série A - dia 05/março
6a. série B - dia 06/março
6a. série C - dia 06/março

Conteúdo: características dos seres vivos

Estudem, façam os exercícios, completem o caderno (quem precisar...) e procurem a profe (pode ser e-mail, pelo blog, orkut, sinal de fumaça, pombo correio...) para esclarecer qualquer dúvida!
Bjos!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Massa x Peso - 8a. série

http://www.ufsm.br/mastr/pesos.htm

Aproveitando o conteúdo de nossas aulas, calcule o seu peso em diversos corpos celestes do universo! Este site é muito legal!

Aproveite também para reforçar a diferença de massa e peso e os conteúdos que já vimos até agora!

Agradecimentos:
Adael Budal Arins, que gentilmente emprestou (e prestou-se aos meus delírios!) sua imagem para este "post". Valeu! Ficou muito bom! Bjos!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Tecnologia

Os alunos das oitavas séries trabalharam, na semana passada, com uma parte do texto sobre "tecnologia", publicado na revista Carta na Escola, de outubro de 2007. Segue o link para quem quiser ler toda a reportagem:

As alunas Camila Schneider e Suellen Andressa, da 8a. série S-V, da Escola Paul Harris escreveram o seguinte comentário:

"O texto é legal e interessante. Fala da invenção de aparelhos úteis e muito usados. A tecnologia podia inventar algo que falta em nossa vida e não existe, como uma prancha que alise e ao mesmo tempo pinte o cabelo. As mulheres iriam adorar."

Com certeza meninas! Faria o maior sucesso! E fica até a sugestão: quem sabe vocês duas não sejam grandes cientistas e levem essa idéia a diante? A profe adorou!
Acabei lembrando de uma crônica do Moacyr Scliar que se encaixa em nosso assunto. Segue abaixo.

Conversa com a cafeteira

No começo foi muito fácil, inclusive porque o anúncio tinha fundamento científico; tanta coisa funciona sob o comando da voz, por que não poderia uma cafeteira fazê-lo? E a verdade é que esteve quase a ponto de consegui-lo: tinha montado todas as peças do invento segundo um esquema minuciosamente planejado e que forçosamente teria de funcionar. Mas não funcionou, e ele, que já tinha falado do invento para todos os amigos e parentes, se viu diante de um dilema: admitir o fracasso ou bolar uma história.
Preferiu bolar uma história: anunciou que tudo tinha dado certo e que a cafeteira funcionava perfeitamente sob o comando de sua voz:
- Eu ordeno: "Ferva!", e ela ferve o café. "Sirva-me!", serve-me. "Mais fraco!", e ela faz o café mais fraco. "mais forte!", faz mais forte. "Mais doce!", ela automaticamente adiciona mais açúcar. E fala, também. Diz: "Às suas ordens, senhor"e outras coisas.
Ninguém duvidava: todos ouviam maravilhados. E sucediam-se os convites para entrevistas em rádios, em jornais, na televisão. A imaginação dele voava cada vez mais alto: anunciou que tinha sido escolhido como o "estudante do século" pela Fundação Motorola e que recebera uma bolsa de estudos para o Japão.
Finalmente. tudo foi descoberto. Ainda tentou escapar ao vexame, contando que a máfia japonesa lhe havia roubado o segredo do invento, mas os jornalistas foram checar a história e verificaram que era mentira.Desesperado, ele não quis mais sair à rua: temia a gozação generalizada. Sugerilham-lhe passar uns tempos numa clínica.
Ele foi. Quando entrou no pequeno aposento que lhe fora destinado, a primeira coisa que viu, sobre a mesa, foi a sua cefeteira. Alguém a tinha colocado ali, mas por quê? Antes que pudesse perguntar, ouviu uma voz:
- Bem-vindo. eu estava à sua espera.
Era a cafeteira.
- Mas então você fala! - disse ele, espantado.
- Claro que falo - retrucou a cafeteira. - Você não me programou para isso? Vamos falar, sim. E falar muito. Precisamos trocar idéias.
Ele pensou em sair correndo, gritando, ela fala, gente, a minha cafeteira fala. Mas conteve-se. Quem acreditaria nele agora? Sentou-se, pois, resignado. E preparou-se para uma longa conversa.

Claro que com nossas meninas não aconteceria o mesmo! Mas vale, sempre, como leitura. E o Moacyr Scliar é um escritor fantástico! Bjos!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Feriadão!

E aí? Estão preparados para um descanso?
Quero desejar um bom feriado a todos, aproveitem o tempo para brincadeiras, diversão, lazer e ficar com a família! E se sobrar um tempinho revisem os conteúdos estudados em ciências até agora... Não é pedir muito, afinal são 5 dias!
Bom carnaval! A profe já escolheu a fantasia... Bjos!

Plantas carnívoras

Para os alunos da 6a. série A aqui estão alguns sites onde poderão encontrar mais informações sobre as plantas carnívoras, assunto que surgiu em nossa aula de hoje e despertou interesse em todos. Leiam! Pesquisem!
As outras turmas também podem aproveitar!

Bjos da Profe!
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/1871/pc.htm
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/carnivoras.htm

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nossa Aquarela - 6a. série

Interpretação da música "Aquarela", feita pelos alunos da Escola Navarro Lins, através de desenhos.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Filme: 7a. série

Super size me

Hoje, continuando o trabalho sobre alimentação, os alunos da 7a. série A, da Escola Navarro Lins, assistiram ao documentário Super size me.
O filme é escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente americano.
No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.
Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald's três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 9,26 Big Macs) por dia durante o experimento.
Antes do início deste experimento, Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudável e magro, e media 1,88 m de altura com um peso de 84,1 kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11,1 kg, uns 13% de aumento da massa corporal deixando seu índice de massa corporal em 23,2 (dentro da faixa "saudável" 19-25) a 27 ("sobrepeso"). Também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual, e dano ao fígado. Spurlock precisou quatorze meses para perder o peso que havia ganhado.
O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todo os Estados Unidos, que o diretor do serviço público de saúde americano tinha declarado como "epidemia", e a correspondente demanda judicial contra o McDonald's em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram em obesas como resultado de comer alimentos do McDonald's. O filme foca o Mc Donald's como um dos representantes da indústria alimentar americana, que criou tamanhos exagerados de porções e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável.
O documentário foi indicado para um Oscar na categoria de melhor documentário longa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Size_Me

É um documentário interessante, que trata não apenas de uma dieta baseada em lanches rápidos, mas também aborda a obesidade infantil e a alimentação nas escolas. É claro que é um filme americano, feito nos Estados Unidos e voltado para a realidade de lá, mas não podemos esquecer que o Brasil também é alvo da alimentação "fast food".

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Aquarela


Os alunos das turmas A, B e C, da sexta série da Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins trabalharam a música "Aquarela" como introdução ao estudo de ciências. Descobriram que ciência, como eles mesmos disseram, é conhecimento, informação, pesquisa, estudo, experiência, é descoberta.Usando a música "Aquarela" os alunos tiveram que encontrar o maior número possível de palavras que pudessem ser aplicadas em algum tipo de ciência. O resultado foi:
  • 6a. A - 37 palavras

  • 6a. B - 51 palavras

  • 6a. C - 50 palavras

Parabéns a todos que participaram e se dedicaram durante a atividade!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Os seres vivos - 6a série

Você conhece algum destes?
(com musiquinha...)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Poesia também é ciência!

O adolescente

A vida é tão bela que chega a dar medo.

Não o medo que parallisa e gela,
estátua súbita,
mas

esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.

Medo que ofusca: luz!

Cumplicentemente,
as folhas contem-te um segredo
velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova...
A vida é nova e anda nua
- vestida apenas com o teu desejo!

Mário Quintana
(sempre... maravilhoso e inesquecível!)

http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
http://www.revista.agulha.nom.br/quinta.html
http://assisbrasil.org/joao/quintana.htm

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Alimentação Saudável

Os alunos da 7a. série A, da Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins, iniciaram hoje seu trabalho sobre Alimentação e nutrientes dos alimentos, previstos para este bimestre. A atividade proposta foi que escrevessem sobre a visão que tinham do que é uma "alimentação saudável".

Algumas opiniões foram destacadas do que eles produziram:

"Eu entendo a alimentação saudável como um modo de vida, pois com ela tudo pode melhorar. Você fica mais ativo, tem mais energia, presta mais atenção nas coisas. Com uma boa alimentação temos uma boa estrutura física e boa saúde."
Alexander Corrêa

"Uma alimentação saudável é um ato que devemos praticar todos os dias."
Isabela Garcia

"Toda pessoa deve ter uma alimentação saudável, pois se não tiver pode vários problemas de saúde podem surgir. Para termos uma vida saudável demos comer frutas e verduras, comer nas horas certas, fazer exercício físico e não comer muita besteira."
Ana Beatriz Cotaça

"Para mim uma alimentação saudável é muito importante na vida de uma pessoa, mais importante é você se alimentar com coisas que ajudam na sua saúde e sempre variar na alimentação."
Juliana Shmöller

"A pessoa para ter uma alimentação saudável precisa ingerir vários tipos de alimentos que são fundamentais para o corpo crescer forte e saudável. Uma pessoa pode ter vários problemas de saúde se não alimentar-se de forma saudável, como o diabetes, colesterol alto e excesso de peso."
Robison Cardoso

"Uma alimentação saudável é não comer com exageros e com consciência."
Evellyn da Luz

"A alimentação saudável é um modo de viver mais. Algumas pessoas podem morrer mais cedo por causa de doenças que o excesso de gordura traz."
Alex Alves

"Acho que a alimentação deve ser balanceada, no café devemos comer fibras e carboidrato, pois precisamos de energia para o resto do dia."
Juliana Molina

"A alimentação é muito importante para a sustentação do nosso corpo. Alimentos muito gordurosos fazem mal para o coração e podem provocar aumento do colesterol."
Alexandro Antônio

"Para termos uma alimentação sudável devemos ter horários regrados para nos alimentarmos."
Elisângela Hartmann

"A alimentação deve ser um prato de sabores na nossa vida."
Cleber Hoffmann

"Tudo que é alimento é bom, quando ingerido moderadamente."
Bianca Ribeiro

"Você pode fazer algum esporte para queimar calorias."
André Gomes

"A alimentação saudável ajuda a preservar doenças fortalecendo nosso corpo."
Lucas Machado

"Uma pessoa tem que ingerir pelo menos dois litros de água por dia."
Gabriel Gameda

Os alunos demonstraram conhecimento sobre o tema da atividade. Isso pode ser verificado no que eles mesmos escreveram. Este é um trabalho com continuidade, de informação e conscientização, alimentação saudável e bons hábitos, com o objetivo de uma melhor qualidade de vida.

Fofinhos, a tia ficou muito feliz com este resultado! Bjos!

Conteúdo 2009 - 1º. Bimestre

SEXTA SÉRIE - 7º. ANO
  • Características dos seres vivos
  • Origem da vida
  • Evolução
  • Taxonomia e classificação dos seres vivos

SÉTIMA SÉRIE - 8º. ANO

  • Alimentação e nutrientes
  • Estudo da célula
  • Tecidos do corpo
  • Órgãos e sistemas do corpo

OITAVA SÉRIE - 9º. ANO

  • A matéria e suas características
  • Estudo do átomo
  • Tabela periódica
  • Ciclos biogeoquímicos

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dicas para um bom estudo

Pessoal, façam do estudo um hábito diário! E isso vale para qualquer disciplina!

  • Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa.
  • Descubra em qual período do dia você é mais produtivo, pois isso varia de pessoa para pessoa.
  • Procure um canto sossegado para estudar. Verifique se todo o material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. Esse tem de ser um lugar gostoso, agradável, onde você gosta de ficar. Mas tem também de ser um local em que você possa isolar-se do mundo, fechando-se de tudo e de todos e estando aberto somente para aquilo em que você quer se consentrar.
  • Organize uma sequencia de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas.
  • No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, volte e retorne às tarefas.
  • Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra para tudo.
  • Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser encinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque, desse jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.
  • Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, como adultos. É uma responsabilidade igual a de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para sua vida. Estudar é o seu trabalho!

Adaptado do site http://www.tarefadecasa.hpg.com.br/dicasestudar.htm

Início do ano letivo


"Nos buscamos caminhos,

nós achamos desafios,

nós enfrentamos desejos.

Nós inventamos e sonhamos...

Nós reslizamos!"

(autor desconhecido)


Ontem começou o ano letivo das escolas municipais de Joinville. Este ano estrou trabalhando na Escola Navarro Lins e na Escola Paul Harris, com turmas de sexta até oitava série. Também estou trabalhando na Escola Anaburgo com uma turma de EJA.
Tive ótima impressão das escolas, todas são bonitas, bem estruturadas e com recursos para que o professor realize um bom trabalho, como a maioria das escolas municipais desta cidade. E eu posso mesmo opinar já que não sou daqui e conheço a realidade de algumas escolas municipais, principalmente as do meu estado, Rio Grande do Sul.

Também gostei bastante das turmas que conheci até agora e espero que façamos um bom trabalho juntos na disciplina de ciências.

Sendo assim...

SEJAM BEM VINDOS AQUI!