Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Largo/estreito e Grosso/fino

Meus alunos tiveram dificuldade em realizar uma atividade no livro de matemática onde pedia pra desenhar uma fita larga e outra estreita. Procurei algum material para que pudesse reforçar esse assunto com eles.

Também levei para a sala vários tipos de materiais: carretéis de linha, fitas coloridas, canetas, comparamos livros e cadernos e no pátio da escola procuramos por objetos, seres vivos para que eles pudessem expressar essas diferenças. Fica aqui a sugestão!

domingo, 25 de abril de 2010

Atividades de matemática


Jogos

Para quem tem o recurso da informática na escola segue uma ótima dica de jogos de alfabetização e matemática. São joguinhos simples, realizados de maneira online, acredito que desenvolvido por um grupo de pesquisa da UFRGS (lá da terrinha...). Inclusive, quem souber mais informações sobre o grupo, eu gostaria de receber, pois achei um trabalho ótimo e procurei mais sobre eles e não encontrei muitos dados.
Bjos!

sábado, 24 de abril de 2010

Olhos, caras e bocas

Passeando pelo espaço educar, achei estes moldes de olhinhos, carinhas e boquinhas. Adorei! Até por que eu não sou muito boa para caras e bocas... rsrsrs! Coloco aqui os que eu mais gostei e que tenho certeza de usar, mas lá tem muitos outros!





sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ecossistema na garrafa PET


A quinta série montou pequenos ecossistemas dentro de garrafas PET. Fizemos assim:

Material
  • garrafa PET com tampa
  • carvão vegetal (em pó)
  • água
  • tesoura
  • cascalho ou pedras pequenas
  • pequenas mudas de plantas
  • areia
  • terra
  • fita adesiva

Como fazer

  • Lave bem a garrafa e recorte a parte de cima.
  • Coloque uma camada de cascalho no fundo.
  • Coloque uma camada de areia e, por cima, uma pequena camada do carvão. Por último, a terra vegetal.
  • Umedeça bem a terra e coloque a muda de uma planta.
  • Feche a garrafa com fita adesiva e colocar em um local bem iluminado.

Se um ecossistema é o conjunto de fatores não vivos (abióticos) + seres vivos, estando em equilíbrio, ele pode ser de qualquer tamanho, concordam?

Bjos!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia do índio

Indiozinho com a mão!




terça-feira, 20 de abril de 2010

Monteiro Lobato

Trabalho sobre o Dia Nacional do Livro Infantil:

  • História de Monteiro Lobato
  • Personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo
  • Trabalho com as músicas: "Narizinho" e "Sítio do Pica Pau Amarelo" (palavras que começam com...)
  • Visconde





  • quinta-feira, 15 de abril de 2010

    Dia Nacional do Livro Infantil

    "UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS."
    MONTEIRO LOBATO

    Dia 18 de abril comemoramos o dia do livro infantil. A data é comemorada neste dia por ser o mesmo dia do nascimento do escritou José Bento Monteiro Lobato.
    Ele é considerado o primeiro escritor brasileiro com livros direcionados ao público infantil. Suas histórias encantam e encantaram várias gerações. Seus personagens são inesquecíveis: Jeca Tatu, Emília, Visconde, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, a Cuca... Seu cenário preferido era o Sítio do Pica Pau Amarelo, onde nos descrevia grandes aventuras.
    Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. No ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
    Na escola, vou comemorar com os pequenos amanhã, já que dia 18 é domingo. Vou contar um pouco sobre a vida do Monteiro Lobato, vamos trabalhar com a música "Sítio do Pica Pau amarelo" e com desenhos. Com a música quero aproveitar para trabalhar palavras com as letras que já aprendemos. Depois posto aqui!
    Bjos!

    domingo, 11 de abril de 2010

    Coleções

    Link para o site com várias coleções de alfabetização e das séries iniciais para baixar! Muito bom!



    Bjos!

    Vida em marte

    Os alunos da quinta série realizaram uma atividade onde eles deveriam desenhar como eles acham que seria em marte se houvesse vida ou se chegarmos lá um dia. Escolhi alguns desenhos para postar aqui:

    Desenho do Caio

    Desenho da Maria Eduarda Desenho da Marlova Adorei! Bjos da profe!

    sábado, 10 de abril de 2010

    Espaço Educar

    Outro site ótimo, onde tenho encontrado várias sugestões para meu trabalho com os pequenos!

    Bjos!

    quarta-feira, 7 de abril de 2010

    Vírus

    Hoje a sexta série iniciou o trabalho da construção de vírus usando material de sucata. É uma atividade que fiz no ano passado em Joinville e os alunos gostaram muito. Além do resultado ficar bem legal... Aqui, eles dividiram-se em grupos e pesquisaram alguns desenhos de vírus. Usando garrafas PET, cola, papel, canudos, lã, barbantes e até bexiga a "bagunça" foi esta:







    Na sexta o trabalho será finalizado e coloco aqui as fotos!

    segunda-feira, 5 de abril de 2010

    Escola Dr. Carlos Diniz

    Estou trabalhando na Escola Municipal Dr. Carlos Diniz, com uma turma de segundo ano. Um novo desafio, trabalhar com alfabetização. Estou me empenhando bastante, no início foi bem difícil, 23 alunos, mas estou me adaptando bem a eles e eles a mim... Tanto que viagei na Páscoa e senti muita saudade!!! São uns fofos...
    Entre vários lugares que visitei na net, pesquisando e procurando dicas, um me chamou bastante atenção... Fica aqui a dica:


    enjoy!

    Bjos!

    De volta

    Queridos,

    Esperei passar a Páscoa e o feriadão para "dar as caras"... Depois de um tempo sem internet e com um modem novo, estou de volta! Eu e as novidades!!!

    Felicidade absoluta por ter sido chamada na prefeitura de Loanda, depois da aprovação no concurso de 2009. Inclusive já tomei posse e tudo!

    Felicidade ainda maior por iniciar dia 22/03 em uma escola nova, na parte da tarde e com um trabalho completamente diferente do que venho fazendo nos últimos anos... Ou seja, o blog agora vai precisar dar espaço para meus queridos pequenos, em fase de alfabetização e para o trabalho que estou desenvolvendo com eles. Mas, no final, tudo é ciência mesmo!

    Bjos!