Páginas

sábado, 27 de março de 2010

Fora do ar

Queridos,
Estou fora do ar, pelo menos até segunda, por problemas técnicos... hahaha! Na verdade, sábado passado caiu um temporal aqui em Loanda e mais uma vez meu amado modem foi pra o espaço! Queima total! Estou com saudade do postar aqui e contar várias coisas que estão acontecendo, mas aguardem!
Bjos!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Céu de Loanda


Queridos, aqui o link que prometi para visualizar o céu de Loanda ou qualquer outra cidade. Especialmente para a quinta série!


Vale também entrar nos outros espaços do site, tem atividades, curiosidades, constelações, história...

Bjos!

terça-feira, 16 de março de 2010

Provas


Quinta série - 19/03 - Unidade 1 e 2 (pag. 2 a 22)

Sexta série - 24/3 - Unidade 1 e 2

Sétima série - 17/3 - Unidade 1 e 2 (pag. 2 a 21)

Segundo ano - 16/03 - Unidade 1 e 2

Terceiro ano - 18/03 - Unidade 1, 2 e 3

ESTUDEM!!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Hora do planeta 2010

A hora do planeta 2010 já está chegando... A hora do planeta é a maior iniciativa voluntária de alerta contra as alterações climáticas em nosso planeta, promovida pela rede WWF. No dia 27 de março das 20:30 as 21:30 as empresas, governos e cidadãos estão sendo incentivados a desligarem as luzes por uma hora em protesto contra o aquecimento global. Fica aqui a dica pra gente participar!

"Apagar as luzes por uma hora - a Hora do Planeta - é não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.
Pelo segundo ano consecutivo, Portugal adere à Hora do Planeta e os resultados têm sido além das expectativas! Já temas confirmadas oficialmente as cidades de Lisboa, Faro, Loulé, Águeda, Aveiro e Vila Nova de Famalicão. E todos os dias várias cidades e vilas do país procuram saber como aderir a este movimento que este ano já está a ultrapassar os números atingidos em 2009. Monumentos nacionais (como: Cristo-Rei, Castelo de São Jorge, Museu da Electricidade e Padrão das Descobertas em Lisboa; Arco e Muralhas da Cidade de Faro; Biblioteca Manuel Alegre, em Águeda; ou o Mosteiro do Landim, em Vila Nova de Famalicão) engrossam a lista de mais de 70 monumentos que em todo o mundo irão ficar às escuras em nome desta mensagem poderosa da WWF e da Hora do Planeta: ajudar a manter o nosso Planeta Vivo!"
Bjos!

sábado, 13 de março de 2010

Aula de embriologia

Segundo ano, estudem para a prova de terça, o conteúdo é grande, mas não é impossível... Para ajudar o link com nossa aula de revisão.

Bjos!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Astrolábio

Na semana passada, a quinta série realizou uma aula noturna sobre astronomia. Depois vou postar aqui mais detalhes sobre esta noite... Para a aula construímos um astrolábio muito simples e que ficou muito legal! Com ele, conseguimos determinar a altura de algumas estrelas em graus. Segue abaixo os links para o modelo:

Figura para imprimir


A aula de construção do astrolábio foi umas das melhores nos meus anos de sala de aula. Os alunos gostaram e participaram muito!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

scraps montagens

Sejamos nós todas assim também! Bjos!

domingo, 7 de março de 2010

Ano internacional da biodiversidade

O ano de 2010 foi instaurado, pela Unesco, como o Ano Internacional da Biodiversidade. Entre os objetivos da ação está o de aumentar o número de áreas protegidas e o de planejar as atividades de diferentes setores econômicos, como o de transportes ou de agricultura, para que respeitem a biodiversidade. O Brasil é o maior país do mundo em diversidade de espécies, sendo uma das características de nosso país.
O que assusta é saber que o próprio homem é o responsável pela perda ou diminuição da biodiversidade de uma região. Esta perda é, na maioria das vezes, irrecuparável e pode causar um grande impacto nas atividades naturais de um acossistema.

A preservação da biodiversidade diz respeito a preservação do ser humano!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Via Láctea

Esse monte de estrelas que vimos nos últimos dias me lembrou de uma poema que gosto muito... A Via Láctea, de Olavo Bilac... Maravilhoso!


Via Láctea
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

Olavo Bilac

Estrelas


A aluna Gabrielli Hayane dos Santos, da quinta série, fez uma pesquisa bem legal sobre as estrelas. Leia aqui:

"Estrelas são esferas gravitantes, formadas por gás ionizado, cuja fonte de energia é a transformação de elementos através de reações nucleares."

Parabéns querida! Bjos!