Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Embriologia


Pessoal do Segundo ano do Médio, como combinado aqui estão umas questões para estudo ok? Podem imprimir e me enviar as respostas e dúvidas pelo e-mail que eu corrijo e respondo. Lá na aula vai ficar um pouco difícil, pois o conteúdo é muito... Vocês mesmos sabem a correria... Mas quem quiser também pode levar que eu dou um jeito.

É só clicar e baixar: QUESTÕES

Bjos!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Constelações

A quinta série, no decorrer de seu estudo sobre astronomia, pesquisou sobre algumas constelações. Depois da pesquisa, cada um montou uma constelação usando papel laminado. O resultado foi um painel muito bonito!



Olha eles aí... queridos da profe!


Bjos! Parabéns pelo trabalho!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Charles Darwin

No ano de 2009 comemorou-se o bicentenário de nascimento do nascimento do pai da teoria da evolução, assim como os 150 anos de publicação de sua obra fundamental: “A Origem das Espécies”.


Hoje, na sexta série, falamos sobre seleção natural e Charles Darwin... Sabiam que durante sua viagem pelo mundo, Darwin passou cerca de cinco meses no Brasil? Ele conheceu Fernando de Noronha, Salvador e o Rio de Janeiro e ficou encantado com a exuberância da floresta tropical, mas horrorizado com a escravidão e a violência contra os escravos.
Durante sua permanência no Brasil reuniu uma grande coleção de insetos, fez anotações e observou que as mariposas eram mais comuns em regiões temperadas. Quanto às borboletas estudou uma em particular que apresentou propriedades que lhe interessaram, como produzir um som de chocalho e a locomoção através de patas.

Legal né?

Charles Darwin viajou no navio Beagle e percorreu vários lugares do mundo.

Rota do navio Beagle

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Galileu Galilei - o pai da ciência moderna

Galileu Galileu, físico, matemático e astrônomo italiano, nasceu em 1564. Desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.). Entre suas criações se destacam: o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio: feito para medir a pressão atmosférica, porém, serviu como termômetro.
Em 1609, construiu um telescópio e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus.
A partir de suas descobertas defendeu a ideia de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária a Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas idéias publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar. As longas horas ao telescópio causaram sua cegueira e ele morreu em 1642.

Marcos Pontes

Queridos da quinta série, olha ele aí... O engenheiro e professor Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial da NASA. Como falamos nele na semana passada, fica o link para o seu site pessoal, com todas as informações sobre sua vida e reportagens interessantes. Visitem!!!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Células

Mais um pouco sobre células para a sexta e sétima séries:


"As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos. A presença de de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.


VEGETAL

ANIMAL

A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana, preenchidos com um suco celular. Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese."

Bjos da profe!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Astronomia


Hoje a quinta série conheceu mais sobre astronomia. Aprendemos sobre estrelas e constelações, principalmente sobre supernovas e anãs brancas.

Uma chuva de perguntas!!! A profe conseguiu responder tudo?
O texto As três mortes de uma estrela é bem interessante e trata bem do nosso conteúdo de hoje... Entrem lá!

E também tem o site da NASA, bem fácil de entender e com imagens muito legais! Visitem!

Bjos!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Microscopia

A sexta série, do Colégio Novo Horizonte, começou hoje o estudo da célula. Sendo a célula a menor parte viva de um ser vivo só foi possível a sua descoberta e visualização com os avanços da microscopia. A microscopia permitiu a descoberta do mundo microscópico e também auxilou (e auxilia até hoje) na pesquisa, cura e tratamento de muitas doenças.

Estudamos sobre os trabalhos de Robert Hooke e Anton van Leewenhoek, este último considerado o primeiro microscopista e pai da microbiologia.

Abaixo alguns microscópios e sua evolução.

Microscópio utilizado por Robert Hooke para observar células da cortiça

Microscópio utilizado por Anton van Leewenhoek


Microscópio óptico (de luz)


Microscópio eletrônico

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ciência

A quinta e a sexta série do Colégio Novo Horizonte trabalhou com o conceito de CIÊNCIA.
E também elaboraram seus próprios conceitos:

"Ciência é ver o mundo com olhos de pesquisador."
Victor Xavier

"O mundo gira com a ciência."
Marlova Casarim


"Ciência é que nem flor, você planta, estuda, experimenta e depois colhe."
Fernanda dos Santos

"Ciência é melhoria para os seres vivos."
Luiza Mendes

"É tudo que é possível descobrir."
Clíssia Magalhães


"Tudo que há no mundo está relacionado a ciência."
Luis Gustavo
Parabéns!Bjos!

Laboratório

A sétima série do Colégio Novo Horizonte visitou hoje o labortório de ciências. Aprendemos algumas regras básicas de conduta e cuidado e conhecemos algumas vidrarias que vamos utilizar em nosso trabalho.
Abaixo, uma lista que preparei para o estudo de vocês...
clique na imagem

1. Tubo de ensaio
2. Copo de Béquer
3. Erlenmeyer
4. Balão de fundo chato
5. Tela de amianto
6. Pipeta graduada
7. Proveta ou cilindro graduado
8. Pisseta
9. Balão volumétrico
10. Bastão de vidro
11. Tripé de ferro
12. Estante para tubos de ensaio
13. Almofariz e Pistilo
14. Bureta
15. Suporte universal

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Novo ano letivo

Pois é... Estamos de volta! Mais um ano de aulas que se inicia! Escola nova, novos alunos e novos desafios!
Sejam todos bem vindos! Que este ano de 2010 seja de muito aproveitamento, estudo e dedicação! Um ano de boas colheitas! Bjos!



HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!

"A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!"
Padre Fábio de Mello