Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Galileu Galilei - o pai da ciência moderna

Galileu Galileu, físico, matemático e astrônomo italiano, nasceu em 1564. Desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.). Entre suas criações se destacam: o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio: feito para medir a pressão atmosférica, porém, serviu como termômetro.
Em 1609, construiu um telescópio e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus.
A partir de suas descobertas defendeu a ideia de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária a Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas idéias publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar. As longas horas ao telescópio causaram sua cegueira e ele morreu em 1642.

Nenhum comentário:

Postar um comentário