
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Embriologia

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Constelações
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Charles Darwin

Durante sua permanência no Brasil reuniu uma grande coleção de insetos, fez anotações e observou que as mariposas eram mais comuns em regiões temperadas. Quanto às borboletas estudou uma em particular que apresentou propriedades que lhe interessaram, como produzir um som de chocalho e a locomoção através de patas.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Galileu Galilei - o pai da ciência moderna

Em 1609, construiu um telescópio e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus.
A partir de suas descobertas defendeu a ideia de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária a Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas idéias publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar. As longas horas ao telescópio causaram sua cegueira e ele morreu em 1642.
Marcos Pontes

domingo, 21 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Células
"As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos. A presença de de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.
ANIMAL

A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana, preenchidos com um suco celular. Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese."
Bjos da profe!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Astronomia

Bjos!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Microscopia


Microscópio utilizado por Anton van Leewenhoek
Microscópio óptico (de luz)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Ciência
Laboratório
1. Tubo de ensaio
2. Copo de Béquer
3. Erlenmeyer
4. Balão de fundo chato
5. Tela de amianto
6. Pipeta graduada
7. Proveta ou cilindro graduado
8. Pisseta
9. Balão volumétrico
10. Bastão de vidro
11. Tripé de ferro
12. Estante para tubos de ensaio
13. Almofariz e Pistilo
14. Bureta
15. Suporte universal
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Novo ano letivo

"A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!"
