Páginas

sábado, 30 de maio de 2009

Escolhas

A vida da gente é feita de escolhas e momentos... Ah, isso todo mundo sabe...
Só que é difícil quando chega a vez da gente. E neste momento eu preciso deixar de "estar" professora para que a minha família fique junta outra vez.
Por isso estou deixando Joinville, minhas escolas e meus tão amados alunos. Essa última semana foi muito doída, mas eu agradeço cada manifestação de amor e carinho, cada festinha, cada linha escrita por vocês, cada presente, cada palavra, cada abraço e tantos beijos que eu ganhei... Isso tudo foi muito importante pra mim... Com um significado único, que fez o meu "ser" professora mais forte ainda e especial... Realmente, estou no caminho certo...

Como escrevi para minhas tão especias oitavas séries: Não sei o que vocês buscavam quando começamos este ano, nos conhecemos e nos tornamos professora e alunos. Talvez nada. O que eu buscava, encontrei. Mais do que relações de aprendizagem, relações de afeto. Mais do que exercer minha profissão, relações de amizade. “Simplicidade é isso: quando o coração busca uma coisa só.” Eu busquei e o meu coração encontrou. E vocês fizeram parte disso. Só tenho que agradecer!
A frase acima não é minha, é do Rubem Alves. Ela só me inspirou pra vocês!
Acho que acaba valendo para todos!

Um grande beijo, muita saudade já, com muito amor,

Professora Danielle.

Pessoal, o blog continua, espero a visita de todos que passam por aqui. Dou notícias da nova moradia!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Aula Prática

As oitavas séries A, B e C, da Escola Navarro Lins, realizaram aula prática para identificação de ácidos e bases. De uma forma bem simples, usando as mesas do refeitório ou a própria sala de aula identificamos ácidos e bases como limão, sabão, hipoclorito de sódio, bicabornato de sódio e vinagre usando indicadores. Todo o material foi bem simples: copinhos de café, jornal para forrar as mesas, conta gotas, entre outros... Os reagentes foram obtidos em casas de aquários ou de produtos químicos. Ao final, os alunos produziram relatório contendo os passos do experimento e sus conclusões.

PREPARANDO O MATERIAL


COLOCANDO OS INDICADORES


OBSERVANDO OS RESULTADOS

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Salinas

Para complementar os meus desenhos feitos no quadro (hum...) sobre as salinas e nosso conteúdo:

Bjos!

Cristais de sal

Em aula sobre as funções quimicas comentei sobre a fabricação do sal de cozinha e o funcionamento de uma salina. A aluna Jennifer Bitencourt, da oitava A, buscou e realizou a experiência da criação de cristais de cloreto de sódio (NaCl), o nosso famoso sal. Fazendo uma solução saturada de NaCl, ela colocou alguma colheradas em um potinho e deixou à luz do sol. A água evaporou e apareceram os "cristaizinhos" de sal.
Hoje ela levou pra sala pra gente ver... A profe tirou foto e tudo pra postar aqui... Ela estava com vergonha não queria aparecer na foto junto com o experimento... Não é que as fotos não sairam?
Uma pena, pois o experimento ficou muito legal! Chorei agora...

Jennifer, valeu tua iniciativa e interese! Isso é fazer ciência! Bjo da profe!

Amigos,

Queria pedir aos professores que passam por aqui para deixarem e-mail para que possamos fazer contato e trocarmos figurinhas... Acho que vai ser bem interessante! Bjos!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ácidos e Bases

Pessoal das oitavas séries, achei um site bem legal sobre o assunto que estamos estudando... É uma história e no final tem uma simulação, que você mesmo faz usando os indicadores... Parece nossa aula de hoje!


Não deixem de conferir! Bjos!


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Meus queridos,
Ando um pouco desanimada para escrever, depois eu conto o porquê... Mas nunca esqueço de quem passa por aqui, meu aluno ou não e agradeço os recados e todo o carinho recebido... Bjos!

Boa Noite - Recados Para Orkut

sexta-feira, 15 de maio de 2009

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vírus prontos!

As fotos são dos 'filhinhos vírus" dos meus "filhinhos alunos", hehehe... Resultado do trabalho com sucata, os vírus "fabricados" por eles...


Parabéns sexta A, B e C, fico muito bom! Adorei! Bjos!



quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os Vírus

As turmas A, B e C, da sexta série, da Escola Navarro Lins, estão estudando os vírus. Realizamos a construção do bacteriófago, Vírus da gripe, Vírus HIV e Vírus do Mosaico, utilizando material de sucata: garrafa PET, papel usado, jornal, restos de EVA, arame, rolinho de papel higiênico e tudo mais que eles trouxeram e inventaram. Foi muito legal! Muita agitação, em uma "bagunça organizada" que nos rendeu belos trabalhos. Aqui as fotos deles trabalhando, depois postarei as fotos dos trabalhos prontos.



Lindos né? Bjos!

Ciclos biogeoquímicos II

Os alunos da oitava série C, da Escola Navarro Lins, fizeram a sua própria interpretação de alguns ciclos biogeoquímicos, através de desenhos:


Queridos, parabéns pelas belas obras! Valeu! Bjos!

Ciclos biogeoquímicos

As oitavas séries estão estudando os ciclos biogeoquímicos do oxigênio, carbono e nitrogênio. O trecho abaixo trata deste assunto:

"Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que por diversos meio reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e depois, fazem o processo contrário, ou seja trazem estes elementos dos organismos para o meio ambiente. Dessa forma, á água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo, o cálcio, entre outros elementos, percorrem estes ciclos unindo todos os componentes vivos e não-vivos da Terra."

O parágrafo acima foi retirado de uma monografia escrita por alunos de química da USP de São Carlos-SP, que relacionam os ciclos biogeoquímicos com desenvolvimento sustentável. Um texto de fácil acesso para a leitura e compreensão. Fica aqui o link para quem quiser aproveitar!


Bjos!

sábado, 9 de maio de 2009

Dia das mães!

Amanhã é Dia das Mães e eu gostaria de felicitar a todas as mamães que passarem por aqui! Um grande beijo!


Dia Das Maes - Recados Para Orkut

Classificação dos seres vivos

Quem quisesse poderia fazer uma rima, uma música, uma paródia ou um jogo de palavras para memorizar a sequencia de classificação dos seres vivos:

REINO - FILO - CLASSE - ORDEM - FAMÍLIA - GÊNERO - ESPÉCIE

O aluno Patrick, da sexta série A, da Escola Navarro Lins, fez o seguinte jogo de palavras:

RECITAL
FICÇÃO
CHEGANDO
OLIMPÍADAS
FANÁTICO
GREGO
EMOLUMENTO

Parabéns pela criatividade! Bjos!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Contação de histórias


Post atrasado, mas estava esperando as fotos e não poderia deixar de contar... No dia 4 de abril, dentro da programação da Feira do Livro de Joinville assistimos (eu e minhas filhas), na Biblioteca Municipal a uma contação de história feita pelo artista Humberto Soares. Com muita expressão e leveza ele nos contou histórias indianas, com dança, música e muito talento. As minhas filhas adoraram, eu também! Quem tiver a oportunidade de assisti-lo não pode perder!

domingo, 3 de maio de 2009

Nossos seres vivos - 6a. série

Estes são alguns dos seres vivos criados pelos alunos das sextas séries A, B e C da Escola Navarro Lins, em tarefa explicada em outro post, que mostra os alunos em processo de criação e desenho. Os "nomes científicos" foram criados por eles assim como as "criaturas".


Parabéns a todos! A profe adorou todos os trabalhos! Bjos!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tabela periódica

A tarefa era: Escrever frases usando os elementos da Tabela Periódica

Eu VOU PaRa O AcRe. Andressa & Jeferson

Eu Te AmO. Rafael & Djonata

Sr. LiNo CrIOU LuNeTa. Walusi & Douglas

TaTi CaSOU. Aline & Jennyfer

VAmOS PaRa O SiTiO. Aleir, Pettrick & Thiago

Eu CoMo CeBOLa. Jennifer & Kamila

Eu CaI NO PULa PULa. Adael Arins

Eu SOU FeIO. Franciele & Luiz Henrique

Eu CoMo CuCa. Alessandro, Marcus & Paulo Roberto

Eu VOU PaRa Sc. Rodrigo Luiz

Eu POSSO Ir? Luana &Pâmela

EsCuTa Fm? Rafaele
PaI Te AmO. Thais & Camila

Eu TeNHO Cs. Paulo & Andrei


Eu BeBO CoCa CoLa. Jean Carlos & Anderson


Cada uma... Esses são meus alunos das oitavas séries A, B e C da Escola Navarro Lins. Esperem que vou postar todas as frases... Bjos!

Dia Internacional da Dança

No dia 29 de abril foi comemorado o Dia Internacional da Dança. Este dia, introduzido pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, foi escolhido para comemorar o nacimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do ballet moderno. Joinville estava com uma programação de palestras, exposições e até oficinas gratuitas, espalhadas pela cidade, para comemorar a data.

E esta aqui do lado (linda!) é minha profe de flamenco, Adriana Alves.


"Dançarino, coreógrafo e escritor de dança francês, Jean-Georges Noverre nasceu em 1727 em Paris. Revolucionário em suas concepções, como provam suas cartas (Lettres sur la danse et les ballets, de 1760). Quis romper com tudo o que tornava pesada a tradição clássica (máscaras, vestidos com anquinhas, saltos altos) e criou novas regras e novos suportes (música, cenários, mise-en-scène)."