domingo, 12 de abril de 2009

Enquete - Lesmas fofinhas

E não é que o campeão da enquete foi a lesma? Tadinha... E eu apostando na barata!

As lesmas são moluscos (de corpo mole) que se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Sua feiúra é variadíssima: tem rosada, marron, bege, preta e até cinza. Têm um tipo que possuia até bolinha! Todas, sem exceção, curtem o mesmo tipo de lugar: um cantinho úmido. Ah, elas também adoram dar uma voltinha depois de uma chuvarada!Agora, o mais nojento sobre as lesmas é que ela possuem uma cobertura feita de um material parecido com aquele que escorre pelo seu nariz de vez em quando: o muco. Pois é... a pele das lesmas possuem apenas uma camada, que requer então, o auxílio extra de uma capa protetota, para que seu corpo não seja invadido por bactérias ou mofo. Viu só? Pensando bem ela é um bichinho nojento apenas pra se protejer... As lesmas gostam de uma noitada e, em geral, só saem de dia quando o tempo está nublado. Elas gotam de comer folhinhas tenreas, bem novinhas; comem muito e são doidas por alface.

Adaptado do livro: Almanaque de baratas, minhocas e bichos nojentos. Fátima Mesquita, 2005.

CURIOSIDADES

A lesma mais melequenta que existe é a lesma banana. Ela usa seu muco para se protejer, mas também como lubrificante, para se meter em cantinhos apertados e para e se defender contra preddores, pois seu muco endurece, deixando seu caçador com a boca cheia de meleca dura.


No passado, caçadores esmagavam lesmas contra o cabo de suas lanças, para que elas ficassem bem grudentas.

As lesmas podem seguir a trilha de muco que fizeram na noite anterior.

Um lesma pode, sem muito esforço, sugar água do seu ambiente e assim ficar até 110 vezes maior que o seu tamanho original!

E você? Conhece alguma curiosidade sobre as lesmas?

2 comentários:

Raquel da Silva disse...

Oi Dani... enquanto você está deitada aqui nas almofadas da minha biblioteca eu estou de dando de presente um selinho... passa lá no meu blog www.artequel.blogspot.com e dá uma espiadinha!

Clarissa disse...

Olá, Danielle. Tudo bem? Sou a Clarissa, trabalho na Edelman, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona (www.hsw.com.br). Sempre passeamos pela blogosfera, principalmente aos blogs relacionados a educação, para buscar ideias e inspirações para o site, rs. Parabéns pelo seu blog!
Um abraço!
Clarissa

Postar um comentário