Páginas

domingo, 12 de abril de 2009

Enquete - Lesmas fofinhas

E não é que o campeão da enquete foi a lesma? Tadinha... E eu apostando na barata!

As lesmas são moluscos (de corpo mole) que se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Sua feiúra é variadíssima: tem rosada, marron, bege, preta e até cinza. Têm um tipo que possuia até bolinha! Todas, sem exceção, curtem o mesmo tipo de lugar: um cantinho úmido. Ah, elas também adoram dar uma voltinha depois de uma chuvarada!Agora, o mais nojento sobre as lesmas é que ela possuem uma cobertura feita de um material parecido com aquele que escorre pelo seu nariz de vez em quando: o muco. Pois é... a pele das lesmas possuem apenas uma camada, que requer então, o auxílio extra de uma capa protetota, para que seu corpo não seja invadido por bactérias ou mofo. Viu só? Pensando bem ela é um bichinho nojento apenas pra se protejer... As lesmas gostam de uma noitada e, em geral, só saem de dia quando o tempo está nublado. Elas gotam de comer folhinhas tenreas, bem novinhas; comem muito e são doidas por alface.

Adaptado do livro: Almanaque de baratas, minhocas e bichos nojentos. Fátima Mesquita, 2005.

CURIOSIDADES

A lesma mais melequenta que existe é a lesma banana. Ela usa seu muco para se protejer, mas também como lubrificante, para se meter em cantinhos apertados e para e se defender contra preddores, pois seu muco endurece, deixando seu caçador com a boca cheia de meleca dura.


No passado, caçadores esmagavam lesmas contra o cabo de suas lanças, para que elas ficassem bem grudentas.

As lesmas podem seguir a trilha de muco que fizeram na noite anterior.

Um lesma pode, sem muito esforço, sugar água do seu ambiente e assim ficar até 110 vezes maior que o seu tamanho original!

E você? Conhece alguma curiosidade sobre as lesmas?

2 comentários:

Professora Raquel da Silva disse...

Oi Dani... enquanto você está deitada aqui nas almofadas da minha biblioteca eu estou de dando de presente um selinho... passa lá no meu blog www.artequel.blogspot.com e dá uma espiadinha!

Clarissa disse...

Olá, Danielle. Tudo bem? Sou a Clarissa, trabalho na Edelman, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona (www.hsw.com.br). Sempre passeamos pela blogosfera, principalmente aos blogs relacionados a educação, para buscar ideias e inspirações para o site, rs. Parabéns pelo seu blog!
Um abraço!
Clarissa

Postar um comentário