Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

Trabalho IMC - 7a. série A

Hoje, com a ajuda de alguns alunos, montei o painel apresentando o trabalho realizado pela 7a. série A, da Escola Navarro Lins, sobre o Índice de Massa Corporal (IMC). Encerramos assim, mais uma parte do trabalho sobre alimentação e nutrientes.


INTRODUÇÃO
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se uma pessoa está acima ou abaixo do peso, no seu peso ideal ou obesa. Foi desenvolvido pó Lambert Quételet no fim do século XIX.
O IMC é calculado com a seguinte fórmula: Peso/altura2, ou seja, dividimos nosso peso por nossa altura ao quadrado.
Apesar de ser um índice muito usado o IMC apresenta alguns pontos fracos como:
· Pessoas musculosas podem ter IMC alto e não serem gordas.
· O IMC não diferencia gordura de fibras musculares.
Nosso trabalho analisa o IMC de alguns alunos de nossa escola e foi realizado como complementação aos nossos estudos sobre alimentação e nutrientes.

METODOLOGIA
1.Obtenção dos dados necessários (peso e altura) dos alunos com o professor Eglon, de Educação física. Utilizamos os dados das seguintes turmas: 7ª série A e C, 8ª série A, B e C, em um total de 122 alunos. Os alunos foram identificados por números.
2.Pesquisa e cálculo do IMC na sala informatizada.
3.Construção das tabelas e gráficos na sala informatizada.
4.Análise dos gráficos e conclusão final.

CONCLUSÃO
Entre os alunos pesquisados a maioria se encontra dentro da faixa de IMC considerada normal, ou peso ideal. Acreditamos que este valor foi encontrado, pois a maioria dos adolescentes, hoje em dia, se preocupa com sua aparência física e tentam manter seu peso, além de também praticar esportes.

OBSERVAÇÃO
Apesar de existir um IMC especial para crianças e adolescentes, usamos o IMC mais conhecido, aplicado principalmente para adultos. O IMC para crianças e adolescentes é calculado da mesma forma, mas os valores não são classificados da mesma maneira. Em vez de uma tabela com valores definidos, as crianças são comparadas com outras crianças do mesmo sexo e idade e a gordura corporal também é determinada. Por questões de metodologia realizamos o trabalho desta maneira mesmo.

Um comentário:

Unknown disse...

oi prof aqui é Lucas Davi da 6 b bjos

Postar um comentário