Páginas

domingo, 27 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia do Circo

Dia 27 de março, aqui no Brasil, é comemorado o dia do circo. Este dia é em homenagem ao palhaço Piolim, que nasceu neste data no ano de 1897.


Caça palavra do P


quarta-feira, 16 de março de 2011

Keepvid

Uma boa dica para professores é o site Keepvid. com

Podemos usar os vídeos publicados na internet (como os do youtube, por exemplo), para incrementar uma aula, ilustrar um tema, servir de exemplo ou ainda como incentivo para um novo assunto. Ou melhor ainda: podemos usar para o que nossa imaginação mandar e criar!

O Keepvid converte os vídeos em formatos de MP4, MP3, AVI, RMVB, entre outros. É só copiar a URL do vídeo, colar no local indicado, clicar em DOWNLOAD e depois salvar.

Hoje mesmo. Trabalhei, na disciplina de arte, os musicais. Procurei vídeos dos musicais CATS e OS SALTIMBANCOS. Depois de usar o Keepvid, salvei os arquivos no pendrive e abri na escola usando o Windows Media Player.

As crianças adoraram e a aula fica bem interessante!

terça-feira, 15 de março de 2011

sábado, 12 de março de 2011

Arnaldo Antunes

Adoro o Arnaldo Antunes, desde a época do Titãs. Além da voz bonita é um cara que escreve coisas bem legais e diferentes. Como eu gosto de ler. Trabalhei em uma escola em Joinville que fez um evento de poesia inspirado na obra dele. No dia das apresentações ele foi lá. Ouviu, cantou, agradeceu, inspirou... Maravilhoso!

A poesia de Arnaldo Antunes





Como minha amiga Claudia Lopes também gosta, fica este post dedicado a ela, com muita saudade!

Álbum de ciências

Essa é uma atividade que pode ser feita com qualquer série. Fiz com uma turma de sexta série. Em duplas, eles pesquisaram animais ameaçados de extinção e montaram este álbum, como um álbum de figurinhas.
Outras sugestões:
  • Vertebrados
  • Invertebrados
  • Mamíferos
  • Aves
  • Peixes
  • Répteis e Anfíbios
  • Plantas medicinais
  • Animais estranhos
  • Curiosidades animais
  • Planetas
  • O que mais???

quarta-feira, 9 de março de 2011

terça-feira, 8 de março de 2011

domingo, 6 de março de 2011

2011 - Ano Internacional das Florestas

A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu 2011 como o Ano internacional das florestas. O tema é "Floresta para o povo" e tem como objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação de todos os tipos de florestas do mundo.

SAIBA MAIS NO SITE:

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ponto de tecer poesia

Recebemos alguns livros para análise, de várias editoras, e um deles me chamou a atenção no meio de tantos outros na mesa da sala dos professores. Era o "Ponto de tecer poesia", da Sylvia Orthof. A capa já me encheu os olhos, pelo colorido e pelo título. Ao abrir e começar a ler um encanto só. Belas poesias com lindas ilustrações da Tatiana Paiva. As ilustrações para as poesias são feitas como artesanato: bordado, patchwork, miçangas, linhas e botões registram a poesia do livro, onde o papel é etamine de ponto cruz. Lindíssimo, colorido!

"Na tricotada poesia

perdi o ponto de meia,

dei um nó no pensamento,

poesia voou-s'embora

num quebrado

de

vento."

quarta-feira, 2 de março de 2011

O pré e Marc Chagall

Trabalhei com as turmas do pré a obra de Marc Chagall, sob a visão do quadro "Auto-retrato com sete dedos". Depois de mostrar a obra aos alunos e comentar um pouco sobre Marc Chagall e as características de sua arte, eles relataram oralmente suas impressões sobre o quadro. Após, fizeram seu próprio registro ilustrativo (com giz de cera) inspirado no quadro que viram. Montamos um painel com o título, escolhidos por eles, "Desenhos malucos e coloridos".


"O estilo romântico e alegórico é típico de Marc Chagall. As suas obras são visões místicas e sonhadoras, repletas de símbolos e referências à educação judaica tradicional que Chagall recebeu na Rússia. A natureza da grande maioria das suas obras é indefenível, enigmática, remetendo para o mundo dos sonhos e do subconsciente. Tendo vivido em Paris entre 1910 e 1914, foi inicialmente inflenciado pelo Cubismo, mas manteve um estilo único, desafiando a categorização da sua obra em qualquer movimento artístico. Foi um artista incrivelmente prolífero e talentoso, produzindo vitrais, mosaicos, tapecarias e cenários, além sa sua extensa obra de pintura. Marc Chagall nasceu em Vitebsk (RUS) em 1887 e morreu em Saint Paul de Vence (FR) em 1985."

MAIS QUADROS DE CHAGALL:

Depois posto a foto do painel!